Dicas para os nonos anos sobre a mostra científica em seus blogs:
- O que a física nuclear tem haver com a arte e a arqueologia. O nome dessa ciência chama-se “Arqueometria” ela é muito recente no mundo procurem na internet no Google; sugestão é no site http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2009/262 ,
- Astrobiologia: é uma nova área da ciência junto com os departamentos de biologia e de física que procuram qualquer tipo de vida fora do nosso planeta. Através do espectrômetro eles conseguem dizer quais os elementos do planeta e se é possível haver qualquer tipo de vida nele. Procurem no Google, o melhor caminho será o Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Tecnologia Farmacêutica. Uma das grandes idéias para os remédios que muitas vezes ingerido provocam reações inesperados em nossa barriga; é o uso de Iontoforese que facilita a entrada de “remédios”em nosso organismo através do uso de eletricidade (sem causar dor e não invasiva) sem causar efeitos colaterais em que remédios ingeridos causariam. Procurem no site da Ciência Hoje para maiores informações.
- O novo material que pode revolucionar a eletrônica: o GRAFENO
“Apanhe um lápis favorito e comece a escrever, escrever ..., rabisque e não apague. Pegue uma fita adesiva, coloque-a sobre os riscos e remova-a, cuidadosamente. Grudado nela, estará um material muito valioso e que poderá revolucionar toda a eletrônica: o grafeno, o mais novo membro de uma distinta família que incluiu a grafite, os nanotubos de carbono e o famoso e eterno diamante.”
- As TV’S e os cristais líquidos. As TV, visores de relógios, telas de computador, calculadoras, celulares, pineis de veículos, a lista de dispositivos eletrônicos é extensa. Mas esse “quarto estado da matéria” que tem a ordem molecular dos sólidos e a fluidez dos líquidos, desempenham funções essenciais até mesmo em nossos organismos.
- Nanobiotecnologia na saúde humana – robôs introduzidos no corpo para atacar células cancerígenas? Verdade ou ficção? Parece coisa de filme, mas cientistas na área de medicina, física, farmácia e biologia estão desenvolvendo algo desse tipo chamados de nanobiotecnologia. (ciência hoje n 255)
- Hemodinâmica – A tecnologia voltada para entender como as artérias e veias funcionam em modelagem computacional (Ciência Hoje vol 36 N 212)
- LHC – O Grande Colisor de Hádrons é uma das maiores invenções da mente humana para decifrar o enigma das partículas elementares (porque eles tem uma determinada massa e não outra, por exemplo) e também para desvendar a origem do Universo.
- O próximo substituto do LHC: Para investigar mais ao fundo as partículas elementares temos que ter um colisor mais forte que é o ILC que será composto por dois aceleradores lineares de 11,3 km que usam potentes campos elétricos para acelerar as partículas.
- Lasers como infravermelhos para transmissão de dados – Muitos lugares no mundo não tem acesso a água, o que dizer da internet! Mas hoje em dia com a tecnologia dos laser para transmitir dados sem o uso de cabos pode facilitar o acesso a rede.
- Matéria escura – Um dos grandes enigmas do universo é saber se o universo tem a matéria escura. Pois segundo estudos dos astrofísicos o Universo a nossa volta, as estrelas somam menos de 1% da massa do Universo; todo o gás livre e outras formas de matéria ordinária, menos de 5%. O restante é a nossa ignorância pois não sabemos descrever o que é essa matéria escura.
- Transgênicos: A discussão envolvendo produção, comercialização e uso de plantas geneticamente modificadas (GM) é mundial. Ninguém sabe como são feitos ou que benefícios (ou malefícios) ao homem e ao ambiente podem causar.
- GPS- O Sistema Global de Posicionamento está sendo usado por muitas pessoas, seja no carro, no celular, nos aviões, geólogos, navegadores, etc. Mas como funciona esse aparelho o que é necessário?
- Usinas de Fusão nuclear: Na França, está sendo construída a primeira usina de fusão nuclear do mundo. Todas as Usinas são de fissão nuclear, ou seja, há uma separação de átomos de urânio. Onde a energia liberada é menor que a fusão nuclear entre dois átomos de hidrogênio que é muito maior.
- Lixo nuclear reciclado – Reatores de nêutrons rápidos extrairiam muito mais energia de combustível reaproveitado em usinas, minimizaram os riscos da proliferação de armas e reduziriam o tempo que os dejetos precisam ser mantidos em isolamentos.
- Blecautes: como previnir? Uma rede elétrica inteligente capaz de responder automaticamente aos problemas poderia reduzir o número crescente de blecautes.
Mais tarde colocarei alguns links de site para consultas. Qualquer coisa entrem em contato comigo.