Pode parecer um pouco estranho, mas a matéria que vamos introduzir agora surgiu muito antes do desenvolvimento da exponencial. Podemos dizer ainda mais, a exponencial é conseqüência dos logaritmos (como mais tarde iremos ver, a função exponencial é o inverso da função logarítmica). Seu aparecimento ocorreu no começo do século XVII onde as grandes navegações, comércios, empréstimos de dinheiros exigiam cálculos muito laboriosos, portanto, havia uma necessidade na época para que esses cansativos cálculos fossem simplificados. A essência era substituir complicados cálculos de multiplicação e divisão, por operações mais simples como a soma e a subtração respectivamente.
Os dois matemáticos que desenvolveram os logaritmos foram o suíço Jobst Bürgi (1552-1632) e o escocês John Napier (1550-1617)cujos os trabalhos foram desenvolvidos independentemente, assim como na maioria dos casos da ciência quando há uma mudança de paradigma.
O suíço Bürgi dedicava-se a fabricação de relógios, mas era muito astuto em matemática e na astronomia, tendo ajudado Kepler, em Praga, nos cálculos das ‘rbitas planetárias e das posições das estrelas. Nesse momento, Bürgi deve ter se dado conta em criar um método para facilitar os cálculos. Em 1600 ele já possui o domínio dos cálculos de logaritmos, porém só publicou seus trabalhos vinte anos mais tarde.