segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estudar!?

O mundo ontem, hoje e amanhã

O mundo está em constante processo de transformação e aprendizagem.

Ontem o mundo era plano, hoje ele é uma “esfera” e amanhã o que ele será?

Ontem o Universo era geocêntrico, hoje ele é heliocêntrico, e amanhã será o universo infinito, teve um começo ou sempre existiu?

Ontem éramos primatas, hoje somos “racionais”, e amanhã teremos nossos clones, termos partes robóticas, viveremos até 130 anos?

É possível mudar o mundo?

O mundo não pára! Ele está em perpétuo movimento em torno do Sol; o Sol em torno do centro da Via Láctea; e a Via Láctea de encontro com outra galáxia a de Andrômeda. Isso não é possível mudar.

Os humanos estão sempre mudando o mundo. Cientistas, educadores, políticos e religiosos em todos os níveis estão em constante mudança, do seu nível social até sua consciência.

Buscar sempre inspirações e dialogar novas e antigas idéias

Mas a nossa consciência e nosso fazer muda os objetos e o próprio planeta. Nossas idéias podem mudar e até mesmo revolucionar o mundo. Podemos ter idéias, mas temos que ter cuidado para que essas idéias não nos possuam!

As idéias antigas ainda são debatidas e questionadas, porém com novas incertezas, e me arrisco a dizer algumas com certeza! Essas idéias incertas são as melhores, pois buscamos os conhecimentos nelas, e temos que ter a humildade de reconhecer que nossa ignorância é infinita e nosso conhecimento é provisório (no sentido de que o mundo descobre novas perspectivas) porém é tudo que nós temos e ninguém pode tirá-lo (só transcendê-lo).

Professor: seu orientador nos estudos

O professor tem a tarefa de orientar os estudantes em seus estudos. Mostrar-lhe a Ciência de um jeito um pouco metódico, curioso, de despertar a curiosidade que há em cada mente, é um processo difícil tanto para o estudante quanto para o professor.

O professor preocupa-se se o estudante conseguiu interpretar, resolver e o que é mais importante saber questionar, saber argumentar uma outra estratégia de aprendizado para se chegar ao mesmo resultado, ou quem sabe uma nova abordagem.

Educador: seu orientador social

O professor educador além de orientar os estudantes em seus estudos (professor), ele ultrapassa a sala de aula e tenta despertar em seus estudantes a prática social, suas responsabilidades quanto aos deveres e direitos de cada um. O professor educador informa aos seus estudantes fatos que acontece dentro do colégio, e outros fatos que acontecem fora do colégio (política, cidadania, responsabilidade social, etc.)

Busca orientar os estudantes para um convívio harmonioso com o todo, saber respeitar as diferenças sejam elas culturais, religiosas, etc. Todos somos iguais, temos os mesmos átomos, nascemos no mesmo planeta (e se fosse fora também não se justificaria!). Portanto, o respeito e a harmonia ao próximo é a maior virtude dos humanos.