segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os 12 eventos que mudaram o mundo Scientific American Brasil (parte 5)

9. TERREMOTO NO PACÍFICO

Conhecido como Big One o grande terremoto “tão aguardado” é inevitável e irá dividir o estado da Califórnia. “A falha de San Andreas percorre cerca de 1,3 mil km do sul da Califórnia até a área da baía de São Francisco. Ela forma a fronteira entre a placa norte-americana, movendo-se em direção ao sudeste, e a placa do Pacífico, que se dirige ao noroeste. A partir de registros geológicos, os cientistas supõem que a falha geralmente se rompa mais ou menos a cada 150 anos. Os californianos, principalmente de L.A estão preparados, suas edificações, segundo engenheiros foram projetados para suportar um terremoto de magnitude de até 7,8 graus na escala Richter. Porém, nem todos tem este tipo de construção e perdas de vida serão eminentes.

10. ENERGIA DE FUSÃO NUCLEAR

Nossas usinas do mundo todo são construídos a partir de fissão nuclear, o que gera muito lixo radioativo, sem um descarte seguro.

Existe um dos maiores projetos para fusão por plasma, o reator Iter, no sul da França e sua previsão é para começar em 2026, os engenheiros precisarão testar a fusão por uma década. “O combustível para a fusão seria uma forma de hidrogênio pesado encontrado na água do mar comum, e não produzirá emissões nocivas – nada de poluentes fuliginosos, lixo nuclear ou gases estufa. As usinas aproveitaram as mesmas forças que atuam no interior do Sol para abastecer energeticamente o planeta.”