terça-feira, 21 de julho de 2009

Giordano Bruno

Bom, como é o primeiro texto, resolvi colocar um parágrafo do grande filósofo italiano Giordano Bruno(1548-1600) o qual me inspira e motiva à sempre querer aprender e ensinar.

"Deixo de lado aqueles intelectos sórdidos e mercenários que, pouco ou nada preocupados com a verdade, estão satisfeitos com aquilo que é comumente considerado saber, pouco amigos da verdadeira sabedoria, ávidos da fama e reputação de sábios, desejosos de aparecer, mas poucos preocupados em ser. Eu afirmo que dificilmente poderá escolher entre as diversas opiniões; e às vezes afirmações contraditórias, aquele que não possuir um sólido e reto juízo a respeito delas. Dificilmente será capaz de julgar aquele que não está em condição de comparar umas e outras, estas e aquelas. A muita custo conseguirá comparar diversas teorias aquele que não entende a diferença que as distingue. Muito difícil é também compreender em que diferem umas coisas das outras e como é diversa a constituição de umas e de outras, estando ocultos o ser e a substância de cada uma delas. Isto não poderá nunca ser evidente, se não for esclarecido pelas suas causas e princípios, em que tem fundamento. Só depois de haver observado com os olhos do intelecto e considerado com o bom senso os fundamentos, os princípios, as causas, em que se basearam estas diferentes e contrárias filosofias; conhecidas a natureza, a substância e a propriedade de cada uma, contrapesadas com a balança intelectual, percebida a diferença que existe entre uma ou outra, feita a comparação entre estas e aquelas, e, depois de haver corretamente avaliado tudo, só então poderá VOCÊ, sem a mínima hesitação, escolher e aceitar a verdade." Sobre o Infinito o Universo e os Mundos.

Giordano Bruno foi o defensor das idéias de Copérnico (que considerava o modelo Heliocentro como o verdadeiro modelo do Universo, e que melhor explicava o movimento dos astros). Copérnico motivou-se pelas leituras de Platão, que na época não eram muito aceita pelos eclisiáticos, que apoiavam suas idéias na filosofia de Aristóteles e pelo modelo Geocentrico desenvolvida, e muito bem, pelo alexandrino Ptolomeu (85 d.C. - 165 d,C.). Pois este modelo, o Geocentrismo, melhor se ajustava nas concepções da Igreja, que basicamente era que Deus criou o Universo para o Homem, portanto a Terra deveria de ser o centro do Universo.
Mas, Giordano Bruno combatia essa filosofia, argumentando que pode haver idéias de que o Universo fosse infinito, e pudesse haver vários mundos como o nosso. O qual a Igreja, na época achou um absurdo, uma heresia, e a inquizição o condenou por bruxaria, por querer divulgar idéias contrárias ao Livro Sagrado.
Giordano Bruno foi condenado à fogueira no dia 26 de maio de 1600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário