sexta-feira, 18 de março de 2011

sábado, 12 de março de 2011

UFSC - TERREMOTO

Vestibular UFSC 2009

Questão 27

Uma das aplicações dos logaritmos é na medida da intensidade de terremotos. Na escala Richter,

a intensidade I de um terremoto é definida por:

I=2/3 log⁡〖E/E0〗

em que E é a energia liberada pelo terremoto, em kWh, e E0 = (10)^-3kWh (dez elevado na

menos três). Assim, aumentando em uma unidade a intensidade do terremoto, a energia

liberada fica multiplicada

por...

Tentem responder essa!

Mais tarde o resultado...

Terremoto e Maremoto


Terremotos e Maremotos

Os terremotos são constantes em nosso planeta, que sofre pelo menos três terremotos todos os dias. Isso mostra que a Terra não é um corpo rígido como se pensava a séculos atrás. Apesar de anos de pesquisa, ainda não é possível prever um terremoto.

Segundo estudos e fontes de pesquisa, mais de 90% dos abalos sísmicos são causados pelo movimento das placas tectônicas. Essas placas se movimentam alguns centímetros por ano.

Quais são os tipos de movimento das placas?

O movimento das placas se dá de três formas:

· Transformantes: placas deslizantes;

· Divergentes: placas se separando;

· Convergentes: uma placa sobre a outra.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tectonic_plate_boundaries.png

A ocorrência de tremores ocorre quando forma-se tensões entre placas, aí ocorre rupturas enormes e violentas, que deslocam a crosta terrestre. A destruição não se limita somente ao epicentro do terremoto – as ondas sísmicas podem estender a outras regiões numa velocidade de até 13.000 km/h.

Mas não é somente com o movimento das placas tectônicas que podem causar abalos sísmicos. Erupções vulcânicas, cavidades ocas, erosões e segundo estudo de geólogos a extração de gás e minério pode provocar acomodações no solo.

Como são medidos os terremotos?

A intensidade de um terremoto é normalmente medida em graus na escala Richter, que não possui limite máximo. Essa medida foi criada pelo sismólogo americano Charles Francis Richter (1900-1985) e gradua os tremores de terra com o auxílio de sismógrafos. A escala começa com o grau 1, que corresponde a um tremor de terra pouco perceptível. A magnitude de cada grau na escala corresponde a uma intensidade 10 vezes maior que a anterior.

O Brasil corre risco?

A idéia de que o Brasil está livre de terremotos é errada. Os abalos sísmicos em nosso país são modestos se comparados à outras regiões. Nosso país situa-se no continente das placas andina, porém muito no seu interior. O Acre é o estado que apresenta o maior nível de atividade sismológica, em função da proximidade dos Andes.

Maremotos

Maremotos são causados por abalos sísmicos que ocorrem no solo marinho, causando a elevação do mar e ondas gigantes. Essas ondas podem variar de 3 m até 50 m. Porém, a energia com que ela vem é devastadora. Segundo sismologos para haver tsunamis o assoalho marinho tem que haver um abalo no mínimo de 7 graus de magnitude e provocar um deslocamento vertical do assoalho marinho. Segundo dados, a cada 100 terremotos somente um gera um tsunami. Erupções vulcânicas e desabamentos de montanhas também podem gerar tsunamis, assim como meteoritos e explosões atômicas, porém raras.

O maior tsunami já registrado é o do Alaska em 1958. Segundo geógrafos as ondas atingiram de 150 m a 530 m de altura!

A velocidade de deslocamento de um tsunami é enorme. Depois do terremoto em solo marinho a onda pode chegar a uma velocidade de 800 km/h, onde a profundidade da ocorrência é de 5000 m. Se compararmos, as ondas normais que são geradas por ventos de tempestades, podem atingir 100 km/h. Quando chega a costa a onda sofre uma desaceleração. Mas ao mesmo tempo, seu comprimento é reduzido e as ondas crescem ainda mais.

Durante um tsunami (como em qualquer onda) não é a água que se desloca tão velozmente pelos oceanos. Na verdade, as moléculas de água transmitem seu pulso de movimento às moléculas vizinhas.

No Brasil o risco para um tsunami é eminente. Ele pode surgir nas Ilhas Canárias através de grandes deslocamento de terras e por ser uma ilha de intensa atividade vulcânica. Há indícios de um tsunami ocorrido a 300.000 anos, parte da ilha El Hierro desabou no mar e um tsunami ocorreu pelo Atlântico e, ao atingir a costa das Américas, lançou rochas do tamanho de casas centenas de metros no litoral adentro.

Consulta:

1001 Perguntas e respostas sobre ciência, Seleções Reader's Digest

http://pt.wikipedia.org/wiki/Terremotos